Santy e o futebol!

💓

Este fim de semana vivemos o verdadeiro espírito de equipa.

O Santy sempre gostou de futebol e, como tal, inscrevi-o num clube de futebol. Não ficou na equipa principal do escalão dele, mas na de formação.

Já tinha jogado noutras equipas e o ano passado esteve parado porque não consegui conciliar horários. Aliás, no ano passado foi experimentar esta mesma equipa onde está e, bolas, inacreditável... o treino correu tão mal! Esteve o jogo todo com um miúdo em cima dele, mas quando digo em cima é literalmente em cima, ombro com ombro, sem lhe dar espaço para nada. E #%$ão do treinador não disse nada...😠

O Santy veio tão desiludido que não quis mais futebol. Ainda foi experimentar o futsal na escola, mas também não veio de lá satisfeito.

Disse que eram todos uns "fuços"! há toda uma panóplia de termos do futebol que estou a começar a aprender 😂) e que não passavam a bola!

Bem, no início desta época voltou a pedir para ir experimentar. E queria a mesma equipa onde foi fazer o treino do ano passado, porque conhecia lá outros meninos.

Disse-lhe: "Ok, vamos Santiago, mas tens de fazer o corpo rijo. Não podes ser mole. O futebol é para os duros!"😂

E lá foi ele. 

Ficou. 

E ainda bem que ficou.

A pouco e pouco foi-se integrando. E, no mesmo percurso, nós pais também fomos fazendo a nossa integração com os outros pais. Conhecemos pessoas. Conhecemos mais famílias, por assim dizer.

E este fim de semana, no primeiro torneio a sério, isso confirmou-se.

Torneio a sério porque foram três dias intensivos. Um torneio em que praticamente só os víamos em campo e durante alguns minutos entre jogos. Ele foi de autocarro com a equipa. Ficaram num hotel só para eles. Nós só pudemos ir no segundo dia. 

E foi aí que percebi que, às vezes, o futebol ensina muito mais do que aquilo que acontece dentro das quatro linhas.

Aos pais deste clube, um agradecimento tão especial por nos fazerem sentir integrados neste verdadeiro espírito de equipa. Porque não gritávamos apenas pelos nossos filhos. Gritávamos pelos meninos dos outros escalões do nosso clube. Vibrámos com as conquistas de todos... e com as derrotas também! 😏

E até chegámos a gritar por equipas adversárias quando faziam uma boa jogada ou mereciam um aplauso!

Eu, que não gosto nada de confusões, tinha aquela imagem dos pais a gritarem coisas desnecessárias da bancada, aos próprios filhos e aos filhos dos outros. Mas este fim de semana não foi nada disso.

E para mim, foi isso que fez a diferença.

Vi fair play. Vi camaradagem. Vi entreajuda. Vi pais a torcerem juntos, independentemente da idade dos filhos ou dos resultados do marcador.

Apesar de ter havido algumas situações menos justas por causa das regras do torneio (tema para outro post, quem sabe!), o que fica é isto:

Não ganhámos a taça. Mas ganhámos qualquer coisa muito mais importante! 💓

O Santy ganhou confiança, ganhou amigos e ganhou o seu lugar na equipa.

E nós ganhámos uma espécie de família futebolística que não estávamos à espera de encontrar.

Não ganhamos a taça, Mas ganhamos o prémio de melhor claque! E sem dúvida que esta família do futebol o mereceu por todas as razões!

Porque fomos os que gritámos mais alto!

Porque fomos os que mostramos mais espírito de equipa!

Porque fomos os que nos divertimos mais!

Porque fomos todos uma família!

Porque este fim de semana  o clube não trouxe vitórias, mas trouxe uma coisa muito mais importante: o espirito de união e a vontade de ver os nossos filhos felizes!

💓

Enviar um comentário

Deixar uma resposta...

Instagram

Três, a conta que Deus fez | Designed by Oddthemes | Distributed by Gooyaabi