Dia de atividades ao ar livre

Tal como vos contei a semana passada, o Santiago e o Salvador, à conta da campanha Skip Dia de aulas ao ar livre, foram no primeiro passeio de autocarro até um parque florestal vocacionado para o contacto com a natureza.
Segundo as educadores que os acompanharam portaram-se até muito bem, lá. Brincaram sem nunca atazanarem a vida um do outro. Dormiram numas mantinhas (foi o que eles contaram) e encheram os bolsos cheios de pedrinhas que trouxeram para casa de recordação!

Quando chegaram à escola é que foi o disparate total! Vinham tão eufóricos que quiseram os dois dar comida ao peixe que têm na sala deles! Resultado: deitaram a comida do peixe toda para o chão! Lá ficou o peixe sem comida!

Os meus filhos adoram brincar e na rua ao ar livre, então nem se fala. Ficam super excitados e não é que não o façamos regularmente, porque fazemos, principalmente desde que os dias começaram a ficar maiores.

Tanto eu como o papá temos tentado chegar a casa mais cedo, para que possam ficar a brincar na rua com outros meninos até à hora de jantar, o que perfaz mais ou menos uma horinha. É o máximo de tempo que consigo de segunda à sexta-feira depois de chegar do trabalho.

Na escola sei que sempre que podem vão para o recreio brincar à vontade,  e que passam lá algumas horas a correr, a saltar nos escorregas a mexer na terra e a rebolar!

E até já a Carolina gosta de brincar na rua. Começa logo a refilar se subo logo para cima para casa e então fica também com o pai e com os manos na rua a brincar.  Ao final da tarde já não está muito calor e já bate alguma sombra na nossa rua.

Para mim é um alivio, porque assim estou sossegada a fazer o jantar (sem o queimar 😁) e a arrumar algumas coisas lá por casa!

Felizmente vivo num sitio sem carros e sem muita confusão, o que me permite estar na rua com eles sem grandes stresses, caso um resolva correr para um lado e o outro no sentido contrário!

Hoje em dia as crianças passam cada vez menos tempo ao ar livre. Não brincam na rua, nem sobem às árvores como antigamente. Não se sujam de lama, nem trazem arranhões para casa. As crianças precisam de brincar e de se sujarem. A melhor prenda que lhes podemos dar é o tempo que passamos com elas a brincar. Os meus filhos adoram!

Além de algumas fotos deste dia de passeio que me foram enviadas pelas educadoras dos S&S, deixo-vos aqui o link  onde podem ficar a conhecer mais sobre este projeto, à escala mundial, ao qual a marca de detergentes de roupa (Skip) se associou.

Vejam também um vídeo sobre este assunto, que me deixou a pensar e que certamente vos vai deixar também a vocês a pensar...





Enviar um comentário

Deixar uma resposta...

Instagram

Três, a conta que Deus fez | Designed by Oddthemes | Distributed by Gooyaabi