Embora tenham anunciado a realização do piquenique com antecedência, como é habitual deixei tudo para a ultima hora. Como é óbvio, falharam-me algumas coisas.
Valeu-me a ajuda da Senhora Avó H. que me ajudou a pensar e a preparar a ementa para cinco adultos e quatro crianças e que para este primeiro piquenique consistiu em:
- Pão;
- Pasteis de bacalhau (por conta da avó);
- Perninhas de frango fritas (por conta da avó, também);
- Batatas fritas de pacote (fácil é só comprar o pacote);
- Massa com atum e ovo cozido (por minha conta);
- Tortilha de queijo, cogumelos e fiambre (por minha conta, também);
- Bolo de iogurte (por conta da avó, também);
- Fruta (uvas e cerejas);
- Bebidas (águas e sumos).
Como já disse em cima, falharam-me algumas coisas, pelo que, neste post vou enumerar algumas dicas para preparar um piquenique perfeito para que numa próxima eu não me esqueça de nada, como aconteceu desta vez.
1. Ter em mente o número de pessoas e crianças. Isto para que a ementa agrade a todos e ninguém passe o resto da tarde faminto, apesar de nestas ocasiões as crianças querem é brincar e divertirem-se ao máximo.
2. Decidir a ementa para levar. Nesta altura de verão, deve-se optar por comidas práticas e leves. Nada de molhos ou alimentos que se deteriorem facilmente com o calor. Na nossa ementa, acho que faltou uma saladinha de alface. (Sabia bem para acompanhar as perninhas de frango fritas!)
Faltou também bebidas para o avô! (Esqueci-me completamente!) Umas cervejas de lata tinha sido uma boa opção. Fácil de abrir! Valeu-lhe o piquenique que estavam a fazer ao lado, onde tinham uma tenda a vender diversas bebidas.
3. Uma manta para estender no chão e umas almofadas, caso não haja mesas. Por acaso tenho uma grande, que comprei no Lidl. É fantástica para piqueniques, porque é de lona na parte de baixo para que o lixo não se agarre e a humidade não se entranhe. Por cima tem um padrão quadriculado em tons de azul e verde. Dobra-se em forma de mala para fácil transporte, podendo ser colocada a tiracolo.
4. A não esquecer de levar:
- Saco para o lixo (aqui também falhei redondamente! Mas coloquei tudinho no respetivo lixo).
- Loiça de plástico reutilizável e/ou descartável (talheres, pratos, tigelas e copos). Optei pela descartável que tinha lá em casa aos montes das festas de aniversário. No entanto para quem faz muitos piqueniques parece-me que a reutilizável é uma melhor opção mais económica e sempre ajudamos o meio-ambiente!
- Uma toalha, guardanapos de papel e toalhitas (com crianças faz sempre falta).
- Um abre-garrafas, uma faca de inox e uma tábua para cortar pão ou queijo.
- Bancos ou cadeiras fáceis de transportar, para as pessoas com mais idade se sentarem.
- Protetor solar e repelente para insetos. (Nunca se sabe e mais vale prevenir!)
- Alguns brinquedos para as crianças para se divertirem (uma bola, trotinetes, bolinhas de sabão, etc)
Relativamente à ementa se não tiver ideias, é só pesquisar na net que há muitas sugestões de receitas próprias para piqueniques. Ou então, se não quiserem ter muito trabalho, podem sempre encomendar. Numa pesquisa que fiz na net sobre este assunto, descobri estas empresas que basta indicar o local que eles levam a cesta:
- Piquenique
- Ant's Basket
O verão está no início e este é um programa convidativo para realizar em família. As crianças adoram porque podem andar não à vontadinha, mas certamente mais à vontade do que o habitual. É sem dúvida uma atividade que iremos realizar mais vezes. E agora que a baby C já come quase tudo, é menos uma preocupação e menos um saco, o saco da comida dela!
![]() |
Parque Municipal do Cabeço de Montachique |
Enviar um comentário
Deixar uma resposta...