Estará apenas a chamar a nossa atenção?


Esta pergunta não me sai da cabeça nas ultimas semanas. Isto porque o Salvador anda mais birrento. Está sempre a choramingar e a fazer birras por tudo e por nada. Anda um pouco mais desobediente e muito mais teimoso. Se lhe pedimos para fazer uma coisa, contraria-nos até à exaustão. Nossa e dele! Às vezes chego mesmo a perder a paciência e acabo por ter de lhe falar mais alto! E sinto que passo a vida a gritar para que ele me oiça, obedeça e respeite! E é horrível!
Acho que está a passar agora pela fase que os pediatras apelidam de The terrible three, ou seja os terríveis três anos.

O Santiago passou pelos terrible two (terríveis dois anos). Eram birras atrás de birras que chegavam ao ponto de se atirar para o chão a espernear.
No entanto, agora parece estar a começar a ficar mais calmo, muito menos birrento, e mais autónomo.
Noto que isto aconteceu desde que deixou as fraldas.

O Santiago sempre teve mais dificuldade em fazer novas atividades e muito menos iniciativa para se aventurar a fazer o quer que fosse. Sempre foi atrás do Salvador. Se o visse a fazer algo diferente, então dizia que queria. Se o Salvador ia buscar um brinquedo ele queria o brinquedo que o mano tinha ido buscar.

Contudo, neste processo do desfralde o Santiago conseguiu um melhor êxito do que o mano.
O Salvador tem mais deslizes, e sempre que me aventuro a tirar-lhe a fralda durante a noite, chove no quarto!
O Santiago já dorme sem fralda. Ele próprio não quer usá-la à noite.
Acho que o Salvador sentiu que o mano conseguiu avançar neste processo e sentiu-se a ficar para trás.
O Santiago pergunta muitas vezes: "Estás contente comigo, mãe? Eu sou lindo, não sou porque fazi xixi na sanita?"
E o Salvador ouve, e pergunta com ar de cão abandonado: "E eu mãe? Também sou lindo? Estás contente comigo?" Parte-me o coração quando ele faz estas perguntas... Abraço-o, dou-lhe miminhos e ele derrete-se todo. Não ralho com ele quando ele tem um deslize, tento explicar-lhe que tem de pedir ajuda e chamar pela mãe ou pelo pai durante a noite se tiver vontade de fazer xixi.

Sei que lhes tenho dado menos atenção por causa da baby C que já anda por  todo o lado e não fica um bocadinho quieta! Está na fase em que temos que ter quatro olhos só para ela! E só quer mãe!
Mas eles também requerem a minha atenção e às vezes é difícil conseguir dar a mesma atenção aos três.



2 comentários

  1. Primoca linda!!! É impossível dar a mesma atenção aos 3, não é por mal, não é por bem, não é por nada.... Não dá mesmo. o que eu sinto quando algum têm desses "devaneios" é porque algum dos manos teve mais qualquer coisa que o outro, ou seja: teve 1 beijo a mais, teve um colo a mais, teve um brinquedo a mais... nem que seja um bago de arroz a mais no prato!!!! E realmente começo a refletir e tento resolver da melhor maneira a dar um pouco mais só de mim, peço ajuda aos avós e tento fazer uma saída só com a criança que está mais carente também para sentir que eu estou ali, mas em casa sou 1 para 3....
    E mais não te esqueças que nós também andamos esgotadas com tudo e com todos e os pequenotes são os primeiros a levar por tabela....Beijokas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, prima linda pelos teus conselhos. Tu que tens mais uns anos de avanço nesta história de ser mãe de três pequenotes com idades tão próximas! Sim quando um pede colo o outro também pede logo a seguir e depois vem a formiga mais pequena reclamar também! É muito mais ciumenta do que eles, sem dúvida e já sabe reclamar pelo seu lugar ao meu colo! Anda sempre agarrada à fralda de pano e eles, que nunca gostaram da fralda de pano agora também pedem a fralda! Só para veres como vai a crise de ciumeira lá por casa! Quando vejam que andam mais carentes tento sempre fazer qualquer coisa com eles. Sei que já há algum tempo que não faço nada com eles. A rotina da semana não dá para fazer grandes programas. No entanto, depois de jantar sento-me um bocadinho no quarto a brincar com eles. Vão para a cama tarde, mas sem dúvida é o melhor tempo que passo com eles. E eles agradecem. Beijocas

      Eliminar

Deixar uma resposta...

Instagram

Três, a conta que Deus fez | Designed by Oddthemes | Distributed by Gooyaabi